Como enxugar a estrutura e otimizar os recursos financeiros e humanos

 

aval consultoria_estrutura

Enxugar a estrutura não significa cortar um pouco de todas as despesas indistintamente e sem justificativas ou dispensar parte dos funcionários, aleatoriamente.

Repensar e rever os procedimentos de trabalho ou promover uma reestruturação organizacional, tem o mesmo significado que a palavra “enxugar” sugere.

Qualquer atividade ou função dentro de uma empresa pode ser otimizada. Pode até ser suprimida ou redistribuída entre outras pessoas, sem nenhum prejuízo ao expediente cotidiano.

O importante é planejar o enxugamento, considerando quem faz o quê, porque o faz, como faz e como fazer melhor. Lembrar que, quem faz é que saberá como fazer para melhorar e, portanto, é essencial envolvê-lo no repensamento da nova visão empresarial.

O livro Automóvel. Quer Vender?, também ensina como desenvolver uma reestruturação organizacional, sem traumas, pelo conceito de Clientes X Fornecedores Internos. O objetivo é realizar um levantamento com todos os colaboradores, em todos os níveis e departamentos, perceber como cada um enxerga e executa seu trabalho, conhecer todos os processos, os formulários, analisar os fluxos de informação e os controles existentes na empresa.

É impressionante a quantidade de procedimentos sem nenhuma utilidade que detectamos ao realizar esse levantamento, como: formulários, processos, demonstrativos, gráficos, planilhas e mais diversos relatórios diários, semanais, mensais etc., que nunca foram apresentados ou se quer pedidos, ou ainda, que foram substituídos e, por zelo ou receio, ainda são realizados.

Detectar, corrigir e monitorar sempre, para evitar a perda de tempo e de recursos gastos em realizações de tarefas desnecessárias, é meio caminho andado, para parar de perder dinheiro. 

Vamos começar o levantamento. Entre em contato: contato@avalconsultoria.com.br

Amos Lee Harris Júnior

www.avalconsultoria.com.br
www.workshock.com.br

Anúncios

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: